quinta-feira, 12 de novembro de 2015
segunda-feira, 9 de novembro de 2015
MEDITAÇÃO BÍBLICA DE MC 12, 38-44
No último dia do nosso encontro do grupo de teologia Emaús, em Correias, Petrópolis, celebramos a Ceia do Senhor, presidida pelo pastor Cláudio Ribeiro, da Igreja Metodista. Um ritual simples e profundamente tocante. O evangelho foi o mesmo lido nas Igrejas de tradição católica e também anglicana: Marcos 12. Nessa passagem, Jesus denuncia os religiosos que se sentem importantes e assumem uma postura de dominação dos outros e de poder. E no templo, perto do cofre das esmolas, Jesus mostra que os ricos dão do que lhes sobram e uma pobre viúva dá a única moeda que tem para viver. A maioria dos comentários se centra na generosidade da viúva e como Jesus a tivesse elogiado. Mas, Jesus não a elogia. Mostra que o templo lhe rouba a única moeda que tem. Hoje ainda, algumas Igrejas que se dizem cristãs (e às vezes isso ocorre mesmo em santuários católicos) ficam ricas em nome de Deus e da extorsão emocional do pouco que os pobres têm. Pobre de Deus, cujo nome serve para esse tipo de violência simbólica.
No tempo de Jesus, era o templo de Jerusalém. Hoje, são outros templos e santuários.... Mas, as viúvas e os pobres continuam dando ao templo tudo o que precisam para sobreviver. Em nome de Deus. É preciso acabar com isso. Deus não tem nada a ver com o uso da religião para o comércio e o enriquecimento à custa dos pobres. Ao contrário, isso o agride e o faz sofrer.
Publié par Marcelo Barros às 10:45
sábado, 24 de outubro de 2015
sábado, 3 de outubro de 2015
Programação pode ser encontrada:
http://www.ccae.ufpb.br/ gepeees/index.php/19-gepeees/ news/148-iii-jornada-de- estudos-freireanoAcessos: 5
http://www.ccae.ufpb.br/
III Jornada de Estudos Freireano:
ação educativa libertadora na escola e na sociedade
OBJETIVO:
Envolver e motivar estudantes, professores da rede pública de ensino, professores/pesquisadores universitários, militantes com o arcabouço teórico-metodológico de Paulo Freire e da Teoria Crítica, realizando estudos contemporâneos – Educação, Educação Popular, Economia Solidária, análise de conjuntura política e universitária, formação de professor, gestão, práticas acadêmicas, América Latina, Movimentos Sociais, para fortalecer o engajamento acadêmico e engrandecer o capital cultural para atuações em práticas educativas libertárias.
DATAS:
1º encontro em 20 de outubro / 2º encontro em 06 de novembro / 3º encontro em 11 de dezembro de 2015.
LOCAL E HORÁRIO:
UFPB campus IV/Mamanguape, das 08h: 00mn às 11h: 30mn.
VAGAS: Limitadas
OBRA DE FREIRE PARA DISCUSSÃO NO 1º ENCONTRO:
Livro “Ação cultural para a liberdade e outros escritos”:
I parte: O processo de alfabetização de adultos como ação cultural para a libertação.
OBRA DE FREIRE PARA DISCUSSÃO NO 2º ENCONTRO:
Livro “Ação cultural para a liberdade e outros escritos”:
II parte: Ação cultural e conscientização.
OBRA DE FREIRE PARA DISCUSSÃO NO 3º ENCONTRO:
Livro “Pedagogia da Indignação”
CONVIDADOS PARA DISCUTIR AS OBRAS:
Ø Prof. José Mateus do Nascimento (IFRN), no 1º encontro;
Ø Profa. Erineide da Costa e Silva (IFRN), no 2º encontro;
Ø Prof. Agostinho Rosas (UFPE), no 3º encontro.
CARGA HORÁRIA:
ENCONTROS
|
ATIVIDADES
|
TOTAL/HORAS
|
1º
|
Presença, leitura e discussão/registro
|
10 h
|
2º
|
Presença, leitura e discussão/registro
|
10 h
|
3º
|
Presença, leitura e discussão/registro
|
10 h
|
30 h
|
OBS.: O participante precisará ter 75% de presença no evento, para receber o total de horas citado acima.
LINK PARA BAIXAR AS OBRAS:
A Jornada é conhecida pelas palestras dialogadas, usando como base as obras de Paulo freire. Nesse sentido, disponibilizamos as obras para os participantes fazerem a leitura antecipada e, após os encontros deverão fazer o registro de suas impressões sobre a mesma. Fatores obrigatórios para o recebimento da CERTIFICAÇÃO, com o máximo da carga horária.
Livro “Ação cultural para a liberdade e outros escritos”
Livro “Pedagogia da Indignação”
APRESENTAÇÕES CULTURAIS:
Ø 1º encontro: Apresentação Cultural de Natal/RN;
Ø 2º encontro: Apresentação Cultural da Escola Municipal Luiz José Gonçalo, com o “Musical Funeral do Lavrador”;
Ø 3º encontro: Apresentação dos meninos de Pindobal, com flauta.
O PRIMEIRO ENCONTRO DA III JORNADA ACONTECERÁ NA SEMANA NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA:
À comunidade acadêmica da UFPB (CCAE) juntamente com outros colaboradores do campus IV, está organizando a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2015 (SNCT) – Tema: Luz, Ciência e Vida (Ano Internacional da ONU). No campus IV/CCAE acontecerá no período de 17, 19, 20 e 21 de outubro de 2015. Com várias atividades, oficinas, palestras e muito mais.
Esse momento será de extrema importância, uma vez que, será a primeira vez que teremos o evento realizado em nosso campus.
INSCRIÇÕES:
Período de inscrição: 1º a 12 de outubro/15
Evento totalmente gratuito
Leve seu alimento para o “Café Solidário”
FAÇA LOGO SUA INSCRIÇÃO NO LINK ABAIXO
quarta-feira, 30 de setembro de 2015
Qual destino para o Brasil: recolonização ou projeto próprio?
Há uma indagação que se faz no Brasil mas também no exterior que se expressa por esta pergunta: qual o destino da sétima economia mundial e qual o futuro de sua incomensurável riqueza de bens naturais?
Analistas dos cenários mundiais do talante de Noam Chomsky ou de Jacques Attali nos advertem: a potência imperial norte-americana segue esse motto, elaborado nos salões dos estrategistas do Pentâgono:”um só mundo e um só império”. Não se toleram países, em qualquer parte do planeta, que possam pôr em xeque seus interesses globais e sua hegemonia universal. Curiosamente, o Papa Francisco em sua encíclicla “sobre o cuidado da Casa Comum”, como que revidando o Pentágono propõe:”um só mundo e um só projeto coletivo”.
No Brasil esse debate se dá principalmente no campo da macroeconomia: o Brasil se alinhará às estratégias político-sociais-economico-ideológicas impostas pelo Império e com isso terá vantagens significativas em todos os campos, mas aceitando ser sócio menor e agregado (opção dos neoliberais e dos conservadores) ou o Brasil procurará um caminho próprio, consciente de suas vantagens ecológicas, do peso de seu mercado interno com uma população de mais de duzentos milhões de pessoas e da criatividade de seu povo. Aprende a resistir às pressões que vêm de cima, a lidar inteligentemente com as tensões, a praticar uma política do ganha-ganha (o que supõe fazer conceções) e assim a manter o caminho aberto para um projeto nacional próprio que contará para o devenir da nossa e da futura civilização (opção do PT, das esquerdas e dos movimentos sociais).
Isso deve ficar claro: há um propósito dos países centrais que dispõem de várias formas de poder, especialmente, a militar (podem matar a todos) de recolonizar toda a América Latina para ser um reserva de bens e serviços naturais (água potável, milhões de hectares férteis, grãos de todo tipo, imensa biodiversidade, grandes florestas úmidas, reservas minerais incomensuráveis etc). Ela deve servir principalmente os países ricos, já que em seus territórios quase se esgotaram tais “bondades da natureza” como dizem os povos originários. E vão precisar delas para manterem seu nível de vida.
Estimamos que dentro de um futuro não muito distante, a economia mundial será de base ecológica. Finalmente não nos alimentamos de computadores e de máquimas, mas de água, de grãos e de tudo o que a vida humana e a comunidade de vida demandam. Daí a importância de manter a América Latina, especialmente, o Brasil no estágio o mais natural possível, não favorecendo a industrializção nem algum valor agregado a suas commodities.
Seu lugar deve ser aquele que foi pensado desde o início da colonização: o de ser uma grande empresa colonial que sustenta o projeto dos povos opulentos do Norte para continurem sua dominação que vem desde o século XVI quando se iniciaram as grandes navegações de conquista de territórios pelo mundo afora. Analiticamente, esse processo foi denunciado por Caio Prado Jr, por Darcy Ribeiro e, ultimamente, com grande força teórica, por Luiz Gonzaga de Souza Lima com seu livro ainda não devidamente acolhido A refundação do Brasil: rumo à sociedade biocentrada (RiMa, São Bernardo 2011).
Em razão desta estratégia global, as políticas ambientais dominantes reduzem o sentido da biodiversidade e da natureza a um valor econômico. A tão propalada “economia verdade” serve a este propósito econômico e menos à preservação e ao resgate de áreas devastadas. Mesmo quando isso ocorre, se destina à macroeconomia de acumulação e não à busca de um outro tipo de relação para com a natureza.
O que cabe constatar é o fato de que o Brasil não está só. As experiências recentes dos movimentos populares socioambientais se recusam a assumir simplesmente a dominação da razão econômica, instrumental e utilitarista que tudo uniformiza. Por todas as partes estão irrompendo outras modalidades de habitar a Casa Comum a partir de identidades culturais diferentes. Os conhecimentos tradicionais, oprimidos e marginalizados pelo pensamento único técnico-científico, estão ganhando força na medida em que mostram que podemos nos relacionar com a natureza e cuidar da Mãe Terra de uma forma mais benevolente e cuidadosa. Exemplo disso é o “bien vivier y convivir” dos andinos, paradigma de um modo de produção de vida em harmonia com o Todo, com os seres humanos entre si e com a natureza circundante.
Aqui funciona a racionalidade cordial e sensível que enriquece e, ao mesmo tempo, impõe limites à voracidade da fria razão instrumenal-analítica que, deixada em seu livre curso, pode pôr em risco nosso projeto civilizatório. Trata-se de uma nova compreensão do mundo e da missão do ser humano dentro dele, como seu guardador e cuidador. Oxalá este seja o caminho a ser trilhado pela humanidade e pelo Brasil.
Por: Leonardo Boff.
domingo, 20 de setembro de 2015
sábado, 19 de setembro de 2015
Ubuntu - Thiago Rodrigo
|
Posted: 18 Sep 2015 11:40 AM PDT
.
UBUNTU
.
.
.
Um antropólogo propôs uma brincadeira para algumas crianças de uma tribo africana. Colocou um cesto de frutas perto de uma árvore e falou que quem chegasse primeiro ficaria com elas.
.
Quando ele deu o sinal todas as crianças deram as mãos e correram juntas, chegando ao local elas sentaram e compartilharam as frutas entre si!!!
Quando perguntaram às crianças porque quiseram correr todas juntas quando apenas um poderia chegar e ganhar o prêmio, elas responderam: UBUNTU: como pode um ser feliz enquanto todos os outros estão tristes???
.
UBUNTU na cultura africana sub-sahariana quer dizer: “EU SOU QUEM SOU ,PORQUE NÓS SOMOS”
Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento, e de todas as tuas forças; este é o primeiro mandamento.
E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que estes. (Marcos 12:30,31) |
quinta-feira, 17 de setembro de 2015
A ARISTOCRACIA BRASILEIRA
342 aristocratas para cassar 54,5 milhões de plebeus
Postado em 17 de setembro de 2015
O Brasil vive um regime político chamado de aristocracia, isto é, o governo dos melhores. São os homens do agronegócio, da indústria, dos bancos, que ocupam o Congresso e que decidirão o futuro do governo brasileiro.
Por: Roberto Malvezzi (Gogó)
Postado em 17 de setembro de 2015
O Brasil vive um regime político chamado de aristocracia, isto é, o governo dos melhores. São os homens do agronegócio, da indústria, dos bancos, que ocupam o Congresso e que decidirão o futuro do governo brasileiro.
Por: Roberto Malvezzi (Gogó)
À época do Brasil Império eram os donos das terras, das raízes (mandioca), homens de “bens”, isto é, de posses, que podiam ser eleitos. A plebe e as mulheres não votavam, muito menos podiam ser eleitos. Então, os que tinham bens, eram considerados os bons. Hoje a Câmara dos Deputados é composta por 513 representantes. São necessários 342 votos para cassar o mandato da atual presidente. E é a isso que eles se propõem. Os bons são homens insuspeitos e honrados, como Cassio Cunha Lima, Eduardo Cunha, Paulinho da Força Sindical, Aécio Neves e os nobres que os seguem. São biografias imaculadas, sem mancha e conhecidos pela sua magnanimidade e grandeza política.
Faz parte dessa aristocracia brasileira juristas como Gilmar Mendes, o homem que disse que vai “cassar o mandato de Dilma”.
Eles se respaldam na tão nobre mídia tradicional brasileira, também composta de aristocratas, como os Mesquitas (Estado de São Paulo), Frias (Folha de São Paulo), Civita (Editora Abril) e Marinho (Globo), além de tantos outros de menor expressão, mas também da aristocracia brasileira.
Com o advento da internet e das redes sociais esses organismos de mídia já não decidem mais as eleições brasileiras, mas podem perfeitamente colaborar na derrubada da plebe por seus representantes da aristocracia.
Se vivêssemos em uma democracia, valeria o voto dos plebeus, ou a vontade de os 54,5 milhões de eleitores que escolheram majoritariamente seu candidato nas últimas eleições. Mas, nas aristocracias o voto da plebe não tem valor.
Então, importa os dados do Data Folha, ou do Ibope, sobre a popularidade atual da presidente. São essas pesquisas que dão a legitimidade de um mandato, não o voto cravado pelo povo nas urnas. Ou então, decidem picuinhas jurídicas, como pedaladas fiscais e dúvidas sobre dinheiro de campanha. Melhor assim. Afinal, o povo nada sabe, não tem poder de decisão e nem deveria votar. A não ser que votasse conforme a vontade dos aristocratas.
domingo, 30 de agosto de 2015
sábado, 15 de agosto de 2015
Nada vale a pena quando a alma é pequena.
Roberto Malvezzi (Gogó)
O que mais chama a atenção da direita que está nas ruas é sua alma pequena, a incapacidade de enxergar o outro, o olhar narcisístico que só enxerga o espelho.
Aliás, essa é a essência de ser de direita, não enxergar ninguém mais além do próprio umbigo.
Em qualquer país do mundo que se chega, os cidadãos gostam de falar de suas conquistas, inclusive da justiça social. Só aqui o fato dos pobres saírem da miséria, de participarem um pouco mais dos frutos do trabalho, de conquistar bens básicos como água, alimentação, moradia, sem falar na energia, no telefone, etc., gera tristeza e ódio nessa população que está nas ruas.
Não há em seus discursos um único gesto de solidariedade, uma única palavra de reconhecimento pelas conquistas que as populações mais marginalizadas desse país fizeram nos últimos anos.
Os problemas desse governo são muitos, a corrupção é um deles, mas não o único e nem o principal. Os juros do Brasil devoram nossas riquezas, por eles há multidões que perdem muito e poucos banqueiros e especuladores que ganham uma fábula. O insuspeito Benjamim Steinbruch calculou que de 2013 a 2015 o Brasil pagará 1,038 trilhão de reais de juros (“Você Sabia?” UOL, 11/08/2015). O que é o dinheiro da Lava Jato (uma ninharia) diante dessa fábula de recursos públicos transferidos para os especuladores?
Além do mais o combate à corrupção é farisaico e seletivo, até porque há outros escândalos como o da Suíça, dos Zelotes, que flagrou gente da mídia, donos de meios de comunicação, jornalistas, apresentadores de TVs, artistas, gente do meio jurídico. Mas, esses parece que podem fazer o que fazem.
Portanto, o combate à corrupção acaba sendo apenas um pretexto – além da monumental hipocrisia - para a direita que vai às ruas pedir impedimentos e retorno do regime militar.
Lembrando e invertendo Fernando Pessoa, “nada vale a pena quando a alma é pequena”.
Dicas do MOVIMENTO DE TRABALHADORES CRISTÃOS – Regional Nordeste 2 – MTC-NE2, para quem se comunica pelas Redes Sociais para que sejam mais sociais mesmo, nesta hora de trevas:
1.
________________________________
NA ONDA,
FEITO ARARAS E PAPAGAIOS?...
Com que
facilidade a gente repete o que a MÍDIA diz:
Ø O que você VEJA, na ÉPOCA,
ISTO È!
Ø O que a GLOBO, SBT e
RECORD mostram e repetem até enjoar
convence você, e você sai repetindo pros outros... eles e elas
vão se convencendo, também, e repetindo pra outros e outras...
E no dia 16,
domingo que vem, lá vão os Bobos da Globo, feito araras e papagaios...
Afinal de
contas “Uma mentira repetida mil vezes torna-se verdade” (Joseph
Goebbels, ideólogo do nazismo, da equipe de Hitler).
Mas JESUS já dissera: “Conhecereis
a verdade e a verdade vos libertará” (Evangelho segundo João 8,32).
Movimento
de Trabalhadores Cristãos – MTC-NE2
2. ___________________________________________________________________
Quando você vê a MÍDIA (jornal, revista,
rádio, TV etc.) batendo muito em cima de algum partido, de algum político, de
alguém, desconfie!...
É bem provável que seja coisa boa pros pobres,
pros trabalhadores... Se fosse ruim, eles seriam a favor...
Por isso, sua passeata não vai ser a do
dia 16!
Essa é das “araras e papagaios”, que vão
na onda da MÍDIA, e repetem tudo quanto a MÍDIA manda.
Venha conosco, no
dia 20! A
UNIÃO DOS POBRES, DOS TRABALHADORES E DOS QUE SÃO SOLIDÁRIOS COM ELES VENCERÁ A
MENTIRA!
É pra vocês que JESUS diz: “Felizes
vós, os pobres, porque vosso é o Reino de Deus!” (Evangelho
segundo Lucas 6,20).
Movimento
de Trabalhadores Cristãos – MTC-NE2
3. ___________________________________________________________________
CRISE! CRISE! CRISE! CRISE! CRISE! CRISE!
CRISE! CRISE! CORRUPÇÃO! CORRUPÇÃO!
CORRUPÇÃO! CORRUPÇÃO! CORRUPÇÃO!
Até parece que essas coisas foram
inventadas hoje e, antes, nunca existiram. No discurso dos que acusam, há uma
grande HIPOCRISIA!
Você conhece a história de cada um deles
e de seus partidos?... Você já investigou a trajetória do AÉCIO?... Você
conhece a história do DEM de MENDONCINHA, que foi PFL, que foi ARENA?... E nem
precisa perder tempo com o EDUARDO CUNHA... É muita cara de pau!
Eles batem em cima do PT, não é por causa
dos erros do PT ou da Dilma não!
É por causa das coisas certas que o PT e
LULA e DILMA andaram fazendo e vão fazer ainda mais... Durante 500 anos, os
poderosos desse país nunca pensaram na pobreza, nem fizeram pela pobreza o que
eles fizeram...
O medo deles é que a pobreza, os
trabalhadores e as pessoas solidárias com eles, voltem a eleger LULA de novo,
em 2018!
Venha com a gente, dia 20, pra
caminhada do povo que não é bobo da Globo! Venha defender a DEMOCRACIA, contra
o GOLPE!
Sobre essa gente perversa é que JESUS
disse um dia: “Ai de vós, escribas e fariseus hipócritas!
Sois como sepulcros caiados: por fora parecem belos, mas por dentro estão
cheios de podridão! Assim também vós: por fora, pareceis justos diante dos
outros, mas por dentro estais cheio de hipocrisia e injustiça!” (Evangelho
segundo Mateus 23,27-28).
Movimento
de Trabalhadores Cristãos – MTC-NE2
*
*
*
*
*
4. ______________________________________________________
Quando foi que você viu a pobreza do
campo e da cidade comendo três vezes por dia, morando em casa própria, a maior
parte empregada, botando filho em Escola Técnica ou na Universidade, e até
comprando moto e carro?... De LULA para cá!
Falta muita coisa ainda... Estamos
passando por um momento difícil, é verdade... Mas estamos muito melhor do que
antes de LULA e DILMA... Não tem nem comparação com o tempo de FHC!
Não deixe sua memória se apagar, ao
escutar tantas “meias verdades”, tanta mentira, que saem da boca de quem
durante 500 anos só soube explorar a pobreza e agora sente nojo de você,
porque, ultimamente tem podido entrar numa loja, hospedar-se num hotel, viajar
de avião ou possuir alguma coisa que só eles tinham e achavam que só eles
podiam ter...
Eles têm medo de você... De que um dia,
nesse país, haja justiça plena, findem os preconceitos, todo mundo tenha os
mesmos direitos, todo mundo viva com dignidade todo mundo seja feliz...
Eles querem o mundo só pra eles, os
mesmos de sempre!
Não se deixe enganar mais por quem sempre
enganou o povo e enriqueceu às custas da escravidão e da ignorância!
Dia 20, à tarde, pelas ruas da cidade,
vamos refrescar a mente de quem perdeu a memória e desmascarar a hipocrisia dos
poderosos!
Vamos escutar JESUS quando nos alerta: ”Cuidado
com os falsos profetas: eles vêm até vós vestidos de ovelha, mas por dentro são
lobos ferozes!” (Evangelho
segundo Mateus 7,15).
Movimento
de Trabalhadores Cristãos – MTC-NE2
quarta-feira, 5 de agosto de 2015
NOSSO SEMINÁRIO
Rua Gevário Pires, 404 Boa Vista, Recife-PE
Caros Companheiros
e companheiras,
Estamos em
cima de mais um SEMINÁRIO REGIONAL e de nossa ASSEMBLEIA REGIONAL. Este
ano, nosso MTC precisou correr contra o tempo para organizar esta agenda.
Estamos a beira de uma reforma em nossa sede; estivemos presentes em várias
atividades, greves e atos formativos; a atual conjuntura nos atropelou um pouco,
mas nos mantivemos firmes e cada equipe que resiste é presença de Deus junto à
classe trabalhadora. Diante disto tudo, pedimos a compreensão de todos e todas,
e reforçamos nosso compromisso com nosso seminário e assembléia que neste ano
será realizado nos Dias 07, 08 e 09
de Agosto, em Aldeia, na casa dos Padres Oblatos (KM 10, nº 304)
Sairemos da
sede dia 07 (sexta feira), às 15:30h (no
máximo) com um micro-ônibus. E no domingo nos encerraremos nossa assembleia
às 11:30h da manhã afim de dar tempo de todos e todas poderem passar o domingo dos
pais como desejarem. Enviamos ficha de indicação de candidatos que poderá ser
recebida até a sexta feira do seminário. Também irá um texto e perguntas que
nortearão nosso encontro.
Um
grande abraço.
Valmir Assis
Coordenação Regional.
Como Chegar à casa
do Encontro. Quem for em seu carro e quiser vir em caravana esteja aqui esta
hora e aproveite pra disponibilizar carona caso tenha vaga. Quem não
puder ir conosco e virá de carro em outra hora ou de ônibus siga as instruções
abaixo:
CARRO: Segue
pela avenida Caxangá, sentido Camaragibe. Na praça da entrada da Cidade segue
em frente para Aldeia. Deverá seguir até o KM 10, perto da pequena área
comercial avistará uma lombada eletrônica, após esta lombada o condutor deverá
dobrar na 3º rua à DIREITA. Alí avistará a Escola NOVA OPÇÃO, a partir disto
seguirá uns 200 metros nesta rua e na esquina verá uma casa com portão de
alumínio de número (bem visível) 304,
a casa do nosso encontro.
ÔNIBUS: O
participante deverá chegar ao terminal Integrado da Estação de CAMARAGIBE, lá
pegará o ônibus CHÃ DE CRUZ (circula com mais frequência)
ou ARAÇOIABA (este último passa de 30 em 30 min.) Ao ingressar pedirá ao
Cobrador pra saltar na parada da Escola NOVA OPÇÃO no KM 10. Andará alguns
metros (distância razoável comparada ao caminho da Sede do MTC até a
Universidade Católica) Na Esquina, ao fim da Rua verá uma Casa de Portão de
Alumínio com número visível 304, a casa de nosso encontro.
OBS
1: Em caso de se confundirem, por precaução pedimos que anotem em
suas agendas ou no celular alguns números de telefones de pessoas que
poderão dar um suporte: Valmir 87796213 (oi) ; Margareth
87374073 (oi)
Assinar:
Postagens (Atom)

