quinta-feira, 24 de maio de 2018

VIDA DIGNA PARA A CLASSE TRABALHADORA, MENSAGEM 1° DE MAIO MMTC-2018

                                                                                               

A imagem pode conter: 2 pessoas, atividades ao ar livre                                                                       

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas e texto
A imagem pode conter: uma ou mais pessoasA imagem pode conter: uma ou mais pessoas, pessoas em pé, pessoas andando e atividades ao ar livre
  Com a aproximação do fim do mês dedicado a Classe Trabalhadora vale lembrar a mensagem do primeiro de maio deste ano do Movimento de Trabalhadores Cristãos = MTC, da Região Nordeste 2 através do MMTC(Movimento Mundial de Trabalhadores Cristãos) para todos: Militantes, seguidores desta página e público em geral.
MENSAGEM 1° DE MAIO MMTC-2018
TERRA, TETO, TRABALHO,
VIDA DIGNA PARA A CLASSE TRABALHADORA
Avança no mundo o projeto de morte do sistema capitalista sob o comando do capital rentista e especulativo que proporciona ano após ano uma brutal concentração de riquezas em mãos de poucos, o que corresponde atualmente a 82% de todo o PIB para 1% da população. Mas, não satisfeita com tamanha concentração de riquezas, a elite burguesa do planeta ataca a classe trabalhadora retirando-lhe direitos adquiridos ao longo dos tempos e através de muitas lutas, sofrimentos e sangue derramado. Este ataque realiza-se com as mudanças na legislação, com a precarização do trabalho e as demissões em massa; aumentando em todo mundo o exército de desempregados.
Outra prática de morte promovida pelo maléfico sistema é a redução do tamanho do Estado, tornando-o mínimo: reduz investimentos na Assistência Social, na Saúde e na Educação, elimina políticas públicas de inclusão e de distribuição de renda, desmonta programas sociais e condena à marginalidade e à pobreza extrema milhões de seres humanos nos cinco continentes. Assim, o Estado enquanto instituição que, numa democracia moderna deveria ser de todos (as) e para todos (as), torna-se instrumento para garantia de privilégios de uma minoria abastada, gananciosa. Esta minoria insaciável está sempre a se apropriar, no decorrer dos tempos, dos recursos naturais - fontes de energias, terra, alimentos e água - herança de Deus para toda a humanidade - transformando tudo em comodites, mercadorias, riquezas privatizadas para satisfazer a fome da elite financeira do mundo e, por outro lado, impedindo a sobrevivência humana e dos demais seres vivos.
Vemos também, como prática de morte deferida pela elite burguesa do planeta, o ataque aos governos de caráter popular, eleitos democraticamente, especialmente nos países em desenvolvimento que amargaram até o final do século XX, profundo atraso econômico, social e político. Nestes, as lutas do povo organizado, onde o papel das Igrejas foi de suma importância nos movimentos sociais, nos sindicatos e nas diversas associações de trabalhadores, provocaram a derrota de regimes ditatoriais, como foi no Chile, no Brasil, no Uruguai, na Argentina etc., fazendo brotar governos democráticos. Contra tais governos legítimos do hemisfério sul, neste momento da história, impõe-se uma agenda hipócrita, moralista, fascista, articulada pela elite econômica do mundo que, aliada às atrasadas elites nacionais, controlam corruptamente a grande mídia e, coligada aos poderes legislativo e judiciário, golpeiam governos democraticamente eleitos, perseguem lideranças políticas e promovem verdadeiros retrocessos.
Por fim, milhões de famílias de trabalhadores e de trabalhadoras, nos diversos continentes, vivem sob constantes ameaças em meio a conflitos religiosos e políticos, forçadas a abandonarem suas terras, sua pátria e, dispersas, migram para destinos incertos em busca de sobrevivência em terras nem sempre acolhedoras.
Diante de tão grande calamidade, frente à tamanha violência, o Movimento Mundial de Trabalhadores Cristãos - MMTC, neste 1º de Maio, se une aos demais movimentos e organizações sociais do mundo inteiro, conclama todas as Igrejas, todos os credos, e mesmo os que não têm credo algum, homens e mulheres de boa vontade para juntos afirmar:
NÃO, À ECONOMIA DA EXCLUSÃO;
NÃO, À NOVA IDOLATRIA DO DINHEIRO;
NÃO, A UM DINHEIRO QUE GOVERNA EM VEZ DE SERVIR;
NÃO, À DESIGUALDADE SOCIAL QUE GERA VIOLÊNCIA!
E a gritar em alto e bom som:
NENHUM TRABALHADOR(A) SEM TETO, SEM TERRA, SEM TRABALHO!
VIDA DIGNA PARA A CLASSE TRABALHADORA!
Movimento Mundial de Trabalhadores Cristãos – MMTC
Junte uma turma de Companheiros(as) para uma boa e urgente roda conversa:
Pelo visto, o que está acontecendo aqui no Brasil é o que vem acontecendo no mundo todo: esse é o tamanho do desafio! E como terá que ser o enfrentamento?...
Alguém, com reconhecida sabedoria, já andou sugerindo que precisamos ter como horizonte a realidade na sua dimensão “macro”, mas, para enfrentá-la, precisamos agir concretamente, enfrentando-a nas suas expressões “micro”, no aqui e agora do nosso cotidiano. Como discernir e identificar os “sinais” do sistema de morte em nosso dia-a-dia?...
À luz de que valores avaliaremos estes desafios do cotidiano?... Que nos oferecem nossos Poetas e Profetas, a Sabedoria Popular e a Fé Cristã como luzes para clarear os caminhos e motivar as inciativas e lutas?...
Por onde, como e com quem vamos começar?... O que vamos fazer a curto, médio e longo prazo?...