terça-feira, 15 de dezembro de 2015

NÃO AO GOLPE

CONTRA O GOLPE, PELA DEMOCRACIA , EM FAVOR DA PAZ

Mesmo sendo o melhor dos regimes políticos, a democracia carrega em si mesma muitas contradições. Em certos momentos, o seu significado de “governo do povo” não passa de mera ficção   Ou mesmo de uma farsa, como acontece neste momento  da história política  do Brasil.   O  Congresso Nacional virou  um palco onde  pseudo-representantes do povo (salvo honrosas exceções) não fazem outra coisa senão o leilão de seus  interesses   e ambições.
            Como admitir que um delinqüente, de culpa comprovada, possa incriminar uma pessoa íntegra, reconhecida em sua integridade até mesmo pelos seus adversários  políticos?  Como admitir que ele possa se apropriar de uma prerrogativa legal  com o fim paralisar o país, impedindo a Presidenta democraticamente eleita de cumprir o seu  mandato?
E ainda tenha o direito de comandar o processo como se estivesse presidindo sessões de tortura mental, debochando cinicamente da consciência coletiva da  nação? “Que autoridade moral fundamenta uma decisão capaz de agravar a situação nacional com conseqüências imprevisíveis para a vida do povo? “ (nota da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil).
Uma artimanha travestida de legalidade está produzindo  a pior das ilegalidades: o desprezo pelos princípios fundamentais que preservam a unidade nacional (a democracia)!
E agora, justamente num momento em que precisávamos de sentimentos de paz para  viver  o espírito do Natal, somos obrigados a assistir ao jogo sujo das divisões. Divisão social (elites sociais contra classes populares) e divisão política (golpe contra democracia), ambas acionadas pela militância  corrosiva do ódio!
Resta-nos agora  ocupar as ruas do país, gritar contra o golpe, pela  democracia, em favor da paz. É o que tem de fazer todo brasileiro que coloca o bem comum acima de seus interesses, acomodação ou conformismo.
Recife, 8 de dezembro de 2015 – Frei Aloísio Fragoso ofm