domingo, 8 de março de 2015

RESPEITO É QUE SE DEVE

                                  MENSAGEM DO DIA INTERNACIONAL DA MULHER

08 DE MARÇO
Mulheres, mães, amigas, irmãs, companheiras. Madrinhas, comadres, tias, avós. Mulheres, cozinheiras, doceiras, lavandeiras, babás, professoras, enfermeiras. Mulheres presentes a vida inteira, toda a vida. Mulheres que participam e mudam situações. O mundo todo está repleto da sinergia das mulheres e somente elas/nós transformaremos a realidade e teceremos novos caminhos de fraternidade, mesmo que a situação da mulher no Mundo é ainda no mínimo constrangedora 2/3 das pessoas analfabetas no mundo são mulheres; Nós mulheres constituímos 60% da força de trabalho do planeta, mas não ganhamos mais que 10% da renda mundial; Só temos 1% da terra enquanto proprietárias e; A violência doméstica é a principal causa da morte de mulheres entre 14 e 44 anos no mundo.
E no Brasil a situação não é diferente, a cultura machista se encarrega de neutralizar as poucas mulheres que chegam a algum posto. A sociedade patriarcal tem tentado nos conformar dizendo que nosso poder é diferente: atrás de um grande homem tem sempre uma grande mulher; as mulheres puxam as rédeas por trás dos bastidores, a verdade é que:
Ø  A remuneração de nós mulheres comparada a de homens com a mesma jornada de trabalho é 33% menor;
Ø  Somos a maior presença de desempregadas com curso superior em nosso país;
Ø  Ainda somos a maioria a cuidar das tarefas domésticas solitariamente fato que tem nos conferido historicamente uma tripla jornada de trabalho

MULHERES CONSTRUTORAS DE NOVAS REALIDADES
Na nossa sociedade ainda patriarcal as mulheres, embora discriminadas, vão à luta, constroem novas realidades e fazem a diferença. Sofrem a discriminação social, opressão, pressão familiar, são maltratadas, mas persistem na luta por um mundo onde todas tenham vez e voz, onde todos tenham vida digna.
Mulheres, mães, amigas, irmãs, companheiras. Madrinhas, comadres, tias, avós. Mulheres cozinheiras, doceiras, lavadeiras, babás, professoras, enfermeiras. Mulheres presentes a vida inteira junto a parentes e amigos, que se doam toda a vida. Mulheres que participam e mudam situações.
Neste mundo moderno, de gente apressada, de desatenção, de violência, as mulheres conseguem criar um círculo de aconchego e segurança para sua família pelo menos dentro de suas casas. Mas não permanecem fechadas, a maioria estuda e/ou trabalha fora para contribuir no sustento da família. Muitas assumem este encargo sozinhas.
As mulheres hoje exercem qualquer tipo de profissão, enfrentam com ânimo, criatividade e muito entusiasmo os desafios da vida moderna e, mesmo discriminadas, fazem a diferença; enfrentam concorrências, vencem obstáculos e chegam aonde querem. Muito embora vivam ainda uma situação, no mínimo constrangedora, pois correspondem à 2/3 das pessoas  analfabetas do mundo; constituem 60% da força de trabalho do planeta, mas não ganham mais que 10% da renda mundial; só possuem 1% da terra enquanto proprietárias. E ainda: a violência doméstica é a principal causa da morte de mulheres entre 14 e 44 anos no mundo.
DADOS ESPECÍFICOS DO BRASIL
A cultura machista se encarrega de neutralizar as poucas mulheres que chegam a algum posto. A sociedade patriarcal tenta nos conformar dizendo que nosso poder é diferente: atrás de um grande homem tem sempre uma grande mulher; as mulheres puxam as rédeas por trás dos bastidores, a verdade é que:
Ø  A remuneração de nós mulheres comparada a de homens com a mesma jornada de trabalho é 33% menor;
Ø  Somos a maior presença de desempregadas com curso superior em nosso país;
Ø  Ainda somos a maioria a cuidar das tarefas domésticas, solitariamente, fato que tem nos conferido historicamente uma tripla jornada de trabalho
O mundo todo está repleto da sinergia das mulheres e somente quando conseguirmos igualdade de direitos, mulheres e homens, elas/nós transformaremos a realidade e teceremos novos caminhos de fraternidade. Com esperança, sempre. Resolutas e criativas. Não desistiremos de criar um mundo de justiça e paz, onde todas (os) possam viver com dignidade.



MOVIMENTO DE TRABALHADORES CRISTÃOS - BRASIL